Exposição Encontros

EXPOSIÇÃO ENCONTROS: Histórias de Ciganos entre Nós

De 4 a 9 de Abril, no Cine-teatro S. Pedro (Abrantes)



“O viajante é responsável pelos laços que unem os lugares.

Através de uma pesquisa audiovisual iniciada em 1997 para a realização de um documentário sobre as comunidades ciganas portuguesas, incidindo sobre os temas do nomadismo, sedentarização, cultura e identidade, procurámos criar uma ocasião de conhecimento.

As imagens e os sons desta exposição são retirados deste contexto e são frutos do encontro com famílias sedentarizadas e itinerantes em várias zonas de Portugal.

No conforto com uma realidade socio-cultural múltipla e dinâmica – condição que torna o próprio conceito de etnia uma noção de difícil percepção – partimos desta pesquisa de terreno para encontrarmos diversas histórias de vida. Nessas histórias descobrimos os elementos que permitem conhecer factores de tradição e conservação, assim como de inovação e mudança das comunidades ciganas.

Seleccionámos momento que nos aproximam do dia-a-dia da vida destes ciganos nas casas ou nas tendas, do trabalho nas feiras ou no campo, das relações na família e no âmbito da comunidade.

Desejamos agora devolver algumas das emoções deste percurso e alargar a consciência da pluralidade destas realidades, bem como dos vários sentimentos das pessoas, deixando que todos os momentos de conversa, do quotidiano, do presente ou das suas memórias se tornem um terreno privilegiado de reflexão e conhecimento” – Luciana Fina & Olga Ramos



Biografia

LUCIANA FINA
Luciana Fina nasceu em Bari (Itália) em 1962, trabalha desde 1991 em Lisboa. Formada em literatura francesa e portuguesa pela Università degli Studi di Bari, é programadora independente na área do cinema, colaborando principalmente com a Cinemateca Portuguesa, de 1991 a 1998. Em 1998 realiza o seu primeiro filme documentário. Desde então, move-se com o seu trabalho entre o cinema e as artes visuais, utilizando a diversos media e formas de apresentação – o filme, a instalação, a fotografia, a edição gráfica – e participando regularmente em festivais e exposições internacionais. Em 2003 começa a criação de uma Galeria de Retratos Fílmicos, uma série de instalações reunidas sob o título “O Tempo de um Retrato”. Realiza os documentários: "A Audiência", "Taraf, três contos e uma balada", "Ninguém é Perfeito", "24 Horas e Outra Terra", "O Encontro", "Le Reseau". Um novo documentário sobre o pensamento e a obra do arquitecto Manuel Tainha encontra-se em fase de realização.




OLGA RAMOS
Olga Ramos nasceu em Lisboa em 1967. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema em montagem. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian especializa os seus estudos na área de documentário com Michael Rabiger. Desde 1991 trabalha como realizadora, montadora e operadora de câmara. Realiza os documentários: "Júlio Resende", "até ao Farol", "Paula Rego", "A Audiência", "Taraf, três contos e uma balada", "Ninguém é Perfeito", "24 Horas e Outra Terra", "Francisco Tavares Proença Júnior - Arqueólogo/Archeologue", "Dificilmente o que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar".



http://www.lucianafina.net/